1932: IV Centenário da Colonização do Brasil


1532 foi a principal data após o descobrimento do Brasil, quando uma esquadra aportou em território brasileiro e se iniciou oficialmente o processo de colonização, precisamente em São Vicente. Passados 400 anos, em 1932, diversas atividades foram realizadas para comemorar a efeméride, dentre as quais se destacam a emissão da série vicentina pela Casa da Moeda do Brasil, composta por seis moedas, a emissão filatélica de cinco selos comemorativos e a única medalha oficial da comemoração, lançada pela Sociedade Numismática Brasileira.
 

 

Um aspecto pouco divulgado, mas de grande relevância, é o fato de que a numismática e a filatelia caminharam juntas nesse projeto. Para a definição da iconografia, foi formada uma única comissão organizadora que, após a escolha dos temas e das personalidades a serem homenageadas, encaminhou as diretrizes tanto à Casa da Moeda quanto à Sociedade Numismática Brasileira, para que desenvolvessem os projetos finais dentro dos parâmetros estabelecidos. O resultado foi a criação de verdadeiras obras de arte da numismática e da filatelia, que neste livro se reúnem em um mesmo conjunto interpretativo. 

 

Paralelamente a essa concepção, a Sociedade Numismática Brasileira promoveu uma de suas maiores exposições, na qual mais de quatro mil peças numismáticas permaneceram expostas por trinta dias, fruto de um grande esforço coletivo de diversos associados da época. O livro, no entanto, afasta-se da abordagem puramente histórica dos homenageados, já amplamente divulgada, e propõe um estudo dos bastidores da produção dessas peças, revelando quem foram os artistas da Casa da Moeda e o gravador contratado pela própria SNB. 

 

Ao longo deste estudo, o leitor conhece artistas e gravadores renomados do período, profissionais engajados na produção minuciosa de cada detalhe das peças que hoje conhecemos e que também atuaram em outros trabalhos ligados à medalhística, às artes, à filatelia e à numismática. O livro ainda aborda a intrigante história das quinhentas medalhas de módulo menor, em alumínio, que foram encomendadas e simplesmente desapareceram, levantando hipóteses e abrindo caminho para que esse possível tesouro ainda venha a ser localizado e incorporado aos poucos exemplares conhecidos. 

 

À medida que as páginas são percorridas, os temas se interligam e revelam, ao final, histórias reais até então pouco conhecidas sobre as peças comemorativas do IV Centenário da Colonização do Brasil. Documentos inéditos e outros que estavam dispersos são reunidos, reconstituindo fatos e permitindo um novo olhar sobre peças que, muitas vezes, já integram coleções particulares sem que toda a sua história fosse plenamente conhecida. 

 

O livro 1932 – IV Centenário da Colonização do Brasil, de Edil Gomes e Gilberto Fernando Tenor, foi lançado em setembro de 2023 durante evento da Sociedade Numismática Brasileira, em uma edição especial de 100 páginas coloridas, com tiragem limitada a apenas 300 exemplares. Após o lançamento e o completo esgotamento dessa edição, os autores optaram por doar à Sociedade Numismática Brasileira os direitos autorais da obra, permitindo que o conteúdo fosse disponibilizado gratuitamente para leitura online, ampliando seu alcance educativo e cultural. A obra pode ser consultada gratuitamente no site da SNB, por meio do link: CLICANDO AQUI. 

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem