Latest courses

[BR] 100 Anos de Relações Diplomáticas Brasil e Polônia – Centenário do Nascimento de João Paulo II

 pela Embaixada do Brasil em Varsóvia



     Em 2020, celebramos o centenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Polônia.


     Em 1918, após 123 anos de ocupação estrangeira, a Polônia proclamou-se independente. O governo brasileiro foi o primeiro país na América Latina a reconhecer oficialmente o direito da Polônia de constituir um estado unificado e soberano.


     Em 27 de maio de 1920, o primeiro representante diplomático polonês, Ksawery Orlowski, apresentou cartas credenciais ao então Presidente brasileiro, Epitácio Pessoa, ato que formalizou o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Um ano depois, o governo brasileiro enviou seu primeiro representante diplomático à Polônia, Rinaldo de Lima e Silva.


     No ano passado, celebramos os 150 anos da vinda dos primeiros fluxos significativos de imigrantes poloneses para o Brasil, em busca de melhores condições de vida e de liberdade. A hospitalidade, a camaradagem e a simpatia dos brasileiros foram reciprocadas com lealdade, honestidade, responsabilidade e trabalho duro dos poloneses.


     No decorrer das várias ondas migratórias, os poloneses muito contribuíram para o desenvolvimento da agricultura, indústria, ciência e artes brasileiras. Hoje, o Brasil, em particular o Estado do Paraná, acolhe a segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no exterior, estimada em quase dois milhões de pessoas.


     Agora, é a vez da Polônia receber brasileiros, muitos deles de origem polonesa. Cerca de três mil brasileiros estudam e trabalham atualmente na Polônia, em sua maioria jovens de alta qualificação, atraídos pelo momento de progresso econômico que a sociedade polonesa vem trilhando na União Europeia.


     Ao longo do tempo, Brasil e Polônia estabeleceram sólidos laços históricos e culturais, fortalecidos pelo compartimento de valores como democracia, economia de mercado, liberdade e fé. Com a intensificação do diálogo político, a cooperação entre os dois países tem-se dado nas mais diversas áreas, como comércio, defesa, educação, ciência, tecnologia, inovação e cultura.


     Nesse contexto, a fé cristã constitui importante vetor de aproximação entre a Polônia e o Brasil. A propósito, o centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países coincide com o centenário do nascimento do Papa João Paulo II (motivo deste selo comemorativo), bem como os 40 anos da primeira visita ao Brasil daquele carismático papa polonês, tão querido do povo brasileiro.



Você poderá comprar este selo na loja da Avoengo Filatelia & Colecionismo CLICANDO AQUI


Postar um comentário

0 Comentários